Parceria para Conservação do Tamanduaí

O Programa de Conservação do Tamanduaí no Nordeste Brasileiro


O Aquário de São Paulo e a ONG Projeto Tamanduá fecharam uma parceria para a realização do Programa de Conservação do Tamanduaí no Nordeste Brasileiro. Trata-se de um projeto envolvendo a menor espécie de tamanduá, que é um dos animais menos estudados da atualidade, com o objetivo principal de gerar conhecimento sobre sua biologia, ecologia, distribuição e ainda promovê-lo como espécie guarda-chuva para preservação dos ambientes costeiros e manguezais do litoral nordestino.



Qual a importância do Tamanduaí?


O tamanduaí controla as populações de insetos sociais e serve como presa para outras espécies animais. Ao fazer parte da rede alimentar do habitat onde vive, contribui para o equilíbrio de todo o ecossistema.



Por que proteger o Tamanduaí?


Embora as populações da espécie sofram com o rápido desflorestamento e perda de hábitat, a espécie não é considerada ameaçada pela IUCN, tendo o status de dados deficientes (DD) devido ao pouquíssimo conhecimento existente sobre ela e sobre o atual status de suas populações.

Essa grande carência de conhecimento sobre a espécie e em particular sobre esta subpopulação nordestina (nunca antes estudada), aliada à crescente degradação do ambiente onde ela ocorre, faz com que se tornem urgentes estudos que levantem informações sobre sua biologia e ecologia. Esses estudos servirão de subsídio para implementação de futuras estratégias de conservação da espécie.

Este projeto possibilitará ainda, por meio de suas diversas linhas de ação, a conservação de outras espécies raras, endêmicas ou ameaçadas que ocorrem na região do Delta do Parnaíba, favorecendo assim a manutenção da biodiversidade e dos serviços ambientais fornecidos. Além disso, serão promovidas ações de educação ambiental e comunicação com o intuito de aproximar a espécie e seu hábitat da população, contribuindo para a mobilização da comunidade para as questões ambientais.

Por fim, este projeto atende às diretrizes da IUCN para a conservação de espécies ameaçadas de extinção e contribui diretamente para as metas de conservação da biodiversidade estabelecidas pelo Governo Federal no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Manguezais.



Visite-nos nas Redes Sociais:
Departamento de Escolas do Aquário de São Paulo
Aquário de São Paulo • 2017 © Todos Direitos Reservados

Acesse a Homepage do ASP