Tamanduaí - Cyclopes didactylus
Existem atualmente 4 espécies de tamanduás no mundo, sendo que 3 delas ocorrem no Brasil. O tamanduaí é a menor delas.
• Fêmeas: cerca de 215g.
A população amazônica está classificada como Pouco Preocupante. A população nordestina está classificada como Dados Deficientes, devido à falta de informações sobre seu status populacional nesta região.
Tamanduá-mirim - Tamandua tetradactyla
Parecem relacionar seus picos de atividade à disponibilidade de seus recursos alimentares e ao tipo de presa.
Quando não estão ativos, descansam em ocos de árvores, em buracos feitos por outros animais (como tatus, por exemplo) ou em outros abrigos naturais.
É um animal de hábito solitário, exceto durante o período reprodutivo e o cuidado parental.
A espécie está classificada como Pouco Preocupante. Apesar disso, suas populações estão expostas a diversas ameaças regionais ao longo de sua distribuição.
Tamanduá-bandeira - Myrmecophaga tridactyla
É um animal de hábito solitário, exceto durante o período reprodutivo e o cuidado parental. Podem ter atividade ao longo do dia e da noite, dependendo da temperatura e da umidade.
É considerado o mamífero mais ameaçado da América Central, já estando extinto em Belize, Guatemala, e muito provavelmente na Costa Rica. Na América do Sul, está extinto no Uruguai.
No Brasil, consta em diversas listas regionais de espécies ameaçadas, e é listado como Vulnerável também no Livro Vermelho de Fauna Ameaçada do Ministério do Meio Ambiente.