Ameaças

Tamanduaí


As populações da Amazônia estão ameaçadas pela destruição do habitat, decorrente principalmente das queimadas e do desmatamento. Além disso, na Amazônia é comum a retirada destes animais da natureza para serem vendidos com pet.

As populações do Nordeste brasileiro estão ameaçadas pela degradação do habitat, decorrente de diversas atividades humanas desenvolvidas tanto no litoral quanto no interior.



Tamanduá-mirim


As maiores ameaças a esta espécie são a perda de habitat (causada principalmente pela ocupação de extensas áreas com atividades agropecuárias), as queimadas, os atropelamentos e a caça, além do ataque de cães ser bastante comum em toda a área de ocorrência da espécie. O tamanduá-mirim é por vezes (inadequadamente) utilizado como animal de estimação (pet), sendo uma espécie que faz parte do tráfico ilegal.



Tamanduá-bandeira


As principais ameaças identificadas são a perda de habitat, as queimadas, os atropelamentos, a caça, a perseguição humana, o envenenamento indireto por inseticidas aplicados para o controle de formigas e cupins em áreas de plantios e enfermidades infecciosas reprodutivas.

Visite-nos nas Redes Sociais:
Departamento de Escolas do Aquário de São Paulo
Aquário de São Paulo • 2017 © Todos Direitos Reservados

Acesse a Homepage do ASP